Pular para o conteúdo principal

Demoras


1

Tentava há pouco me lembrar há quantos dias estamos em quarentena. Pelos meus cálculos, esta deve ser a terceira semana. Preciso anotar para não esquecer - este é um risco que começo a sentir agora.

Eu poderia consultar o site do governo a qualquer momento, é certo, mas assim eu deixaria de me ater à realidade - a memória conta sempre a história mais verdadeira quando precisamos conhecer as pessoas como elas são de fato.

2

Ontem uma amiga me falou que ganhamos, com a reclusão, a oportunidade de lançar um olhar mais delicado sobre as coisas. Agora há tempo para demoras, contemplações e gentilezas.

Eu entendo o que ela quis dizer. Sinto-me um pouco assim.

Não pude deixar de pensar porém, com uma certa vergonha, em nosso privilégio. Moramos à beira do campo, em casas com jardim, quintal e pouca gente. Podemos ser espaçosos.

E cada qual, nos labirintos da sua biblioteca, encontrou afortunadamente alguma alma mais valente que a sua, com quem aprendeu a não desviar o olhar de nada, isto é, a encontrar refúgio na própria imaginação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito coisas para fazer com preguiça

. Escorregar o ânimo num cago de chuva. Sentir desejo de planta por travesseiros. Celebrar a paz das vassouras com as teias. Vegetar as idéias no pó assentado. Esquecer do amarelo gritando lá fora. Embalar um mofo com pão dormido. Deixar para o limo o amansar as facas. Querer, só nesta manhã, o desmantelo do tempo. * Releitura do poema publicado na revista Germina .