Pular para o conteúdo principal

A beleza é um diálogo


"O que chamamos de beleza não é simplesmente uma coisa ou outra. Ela não é completamente intencional, nem inteiramente aleatória, ou um mero atributo, ou somente um sentimento. A beleza é um diálogo entre o observador e o observado. Ela é a resposta do mundo à audácia de uma flor. É o modo como uma abelha pousa nos lábios de uma margarida que boceja; é o cuidado com que um satin-azul escolhe um botão de hibisco para decorar o seu ninho; é o ímpeto para recriar nenúfares com tinta óleo sobre tela; é o desejo de colocar rosas sobre um túmulo."

~

What we call beauty is not simply one thing or another, neither wholly purposeful nor entirely random, neither merely a property nor a feeling. Beauty is a dialogue between perceiver and perceived. Beauty is the world’s answer to the audacity of a flower. It is the way a bee spills across the lip of a yawning buttercup; it is the care with which a satin bowerbird selects a hibiscus bloom; it is the impulse to recreate water lilies with oil and canvas; it is the need to place roses on a grave.

Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/01/09/magazine/beauty-evolution-animal.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oito coisas para fazer com preguiça

. Escorregar o ânimo num cago de chuva. Sentir desejo de planta por travesseiros. Celebrar a paz das vassouras com as teias. Vegetar as idéias no pó assentado. Esquecer do amarelo gritando lá fora. Embalar um mofo com pão dormido. Deixar para o limo o amansar as facas. Querer, só nesta manhã, o desmantelo do tempo. * Releitura do poema publicado na revista Germina .